domingo, 14 de abril de 2013

Antropologia um objeto de estudo

As ciências sociais nasceram no Ocidente e trazem as marcas dessa origem. A Antropologia não surgiu prontinha. Ela se manifesta com a necessidade do estudo do homem quanto objeto. Essa ciência é dedicada à prática do conhecimento de povos ou grupos sociais, sua ambição é conhecer cada sociedade para poder compara-las, como as praticas culturais africanas.
Torna-se necessário coletar informações como método de pesquisa antropológica no campo dos acontecimentos. Desde a antiguidade tenta se explicar as diferenças de comportamento entre os homens a partir das características genéticas e ambiente físico.
As críticas ao determinismo biológico em torno da discussão da ideia de “raça” não são determinantes das diferenças culturais. A discussão em torno das relações entre cultura e meio ambiente também não explica a diversidade cultural. O comportamento do indivíduo depende de um aprendizado chamado endoculturação.
O termo cultura se refere o que pode ser apreendido em uma sociedade, ou seja, seu modo de vida. Todos os povos possuem cultura. As culturas são únicas e não podem ser comparadas, por exemplo, a cultura popular brasileira que transforma a cultura tradicional em folclore.
A cultura não é estática, tem caráter dinâmico e possui o movimento de “circularidade” entre os setores hierárquicos da sociedade. Sendo assim, não é aceito aversão a outras raças e culturas porque é possível existir uma pluralidade de pensamento diferente dentro da sociedade hierarquizada. Impondo-lhe a hegemonia cultural. Neste caso, temos "o multiculturalismo que implica em revindicações e conquistas das chamadas minorias (mulheres, homoafetivos, índios, negros entre outros). O multiculturalismo opõe-se que ele julga ser uma forma de etnocentrismo." Em alguns lugares o multiculturalismo provoca desprezo e diferença, como ocorre em Quebec entre os habitantes de língua inglesa e francesa.
As sociedades distinguem uma das outras, articula identidade de interesses entre si. O problema não é a mudança da sociedade, sim a mudança de sociedade. Por exemplo, o filme Django Livre foi proibido na China. Temos opressão do poder implícito na relação homem – sociedade. O etnocentrismo renasce diariamente dentro de nós, damos ideia de valor, desconsiderando a outra cultura, limitando-se à visão que possui como referência cultural.

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